Um "banco" para clientes de esquerda. Isso mesmo, trata-se da posição política do público que pretende ser captado pela LeftBank. Não chega a ser um banco propriamente dito e regulado como tal, mas é uma fintech, como são chamadas startups financeiras. Ela foi lançada em dezembro último pelos gaúchos Daniel Gonçalves e Volnei de Borba Gomes. A ideia, segundo a empresa, é atrair "pessoas que comungam dos mesmos valores e podem realizar suas transações, compras e vendas, sabendo que não serão discriminadas pela sua posição político ideológica".
— Pensamos que essa resistência ao momento atual também poderia se dar onde o capital mais lucra. Aí, surgiu a ideia de formar uma fintech voltada para o público de esquerda, que são quase 40 milhões de pessoas, conforme as últimas eleições — diz o CEO Daniel Gonçalves.
No material de divulgação, o Leftbank diz que "chegou para revolucionar, construir e resistir". Também finaliza que é uma instituição "democrática, segura e sem preconceitos".
A prestação de serviços bancários é fornecida para pessoas físicas e jurídicas. Entre os produtos, há emissão de boletos de cobrança, transferências por DOC, TED e Pix, envio de dinheiro por SMS e cartão pré-pago sem anuidade. Segundo a empresa, já são quase 2 mil correntistas.
— Até mesmo bancos públicos hoje são usados para sustentar um projeto que não nos representa — fala o diretor-geral da LeftBank, Marco Maia (PT-RS), ex-deputado e ex-presidente da Câmara Federal.
No site da fintech, estão disponíveis algumas tarifas. Para pessoas físicas e jurídicas, não há valor de adesão ou mensalidade. Saque no cartão tem um limite de R$ 1 mil e taxa de R$ 8,90. Transferência externa por TED e DOC têm tarifa de R$ 5,99. Para empresas, também tem taxa em transferência por Pix, de R$ 4,50.
E tem ainda o Leftfone. O serviço digital de telefone foi criado pelos mesmos empresários no final de abril. Usa como atrativo não exigir fidelidade e aceitar consumidores com restrição de crédito.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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