Porto Alegre acelerou a criação de empregos com carteira assinada em fevereiro. Com o resultado mais alto desde novembro passado, foram abertos 1.747 postos de trabalho formais, segundo o Ministério da Economia. Veja o desempenho por setor:
Serviços: +884
Construção: +336
Indústria: +327
Comércio: +178
Agropecuária: +22
Todos os setores, portanto, tiveram saldo positivo entre demissões e contratações. Mas o destaque ficou para os serviços, com destaque para o segmento que o Caged desagrega como "administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais".
Considerando os dados do Rio Grande do Sul, onde foram criados quase 30 mil empregos em fevereiro, o destaque foi a indústria. Em especial, fábricas de fumo, calçados e alimentos. Mas o setor de serviços também foi bem nas estatísticas estaduais de fevereiro.
O caminho para recuperar as vagas perdidas na pandemia, no entanto, ainda é longo para a capital gaúcha. Considerando os dados desde março de 2020, ainda temos 15.582 mais demissões do que admissões, número que aponta vagas de emprego extintas. Uma preocupação é que, no final de fevereiro, foram retomadas restrições econômicas pelo avanço da pandemia. Talvez o dado de março não venha tão bom assim.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.