A inflação de Porto Alegre fechou fevereiro em 0,45%. É um pouco abaixo de janeiro, mas acelerou na comparação com a prévia anterior para o mês. No acumulado de 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor da capital gaúcha fica em 5,46%, apresentando aceleração em relação às pesquisas anteriores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A principal pressão de alta veio da gasolina, o que não surpreende. O preço do combustível vem subindo para o consumidor. A média atingiu recorde no Rio Grande do Sul, com um valor de R$ 5,02, como noticiou a coluna nessa segunda-feira (1º). E a tendência é de que suba mais. Hoje, entra em vigor nas refinarias um novo aumento de 12 centavos anunciado pela Petrobras.
Em segundo lugar, aparece o plano de saúde. Estão ocorrendo reajustes que foram adiados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2020, devido à pandemia. Até mesmo os aumentos por mudança de faixa etária. Além disso, ocorrerão os reajustes das operadoras de saúde de 2021 mesmo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de zZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.