Em posicionamento oficial, os shoppings de Porto Alegre disseram apoiar a adequação das regras municipais ao decreto estadual, mesmo que isso signifique que a maior parte das lojas tenha que fechar mais cedo. Mas também, pelo que as empresas propõem, poderia abrir antes. Atualmente, as unidades chamadas de comércio não essencial nos empreendimentos podem funcionar das 12h às 22h. A sugestão é mudar esse horário de funcionamento para das 10h às 20h, disse à coluna o coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Com isso, não haveria divergência entre as normas municipal e estadual, e manteria a quantidade de horas de funcionamento. Com a proximidade do Natal, há um receio de redução no horário e, ainda, de um embate jurídico. Lembrando que o comércio em geral, incluindo tanto os lojistas quanto os shoppings, têm argumentado que horário menor gera aglomeração de clientes. Antes da piora nos indicadores do coronavírus e suspensão das liberações na Capital, o setor vinha solicitando ampliação do horário permitido para funcionamento.
A questão está sendo discutida em reunião iniciada às 10h pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre. Há a expectativa de que um novo decreto municipal seja editado e publicado ainda nesta quarta-feira (2), como sinalizou o prefeito Nelson Marchezan Junior em entrevista à tarde passada ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.