Loja que fica em Caxias do Sul, a Vinhos Nacionais está apostando com força nos vinhos e espumantes fabricados no Brasil. Atualmente, o negócio conta com 800 rótulos de 73 vinícolas que ficam na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
O produto nacional virou carro-chefe da loja ainda em 2018, mas a virada de chave aconteceu mesmo em 2019, quando a marca entrou para o mundo digital. Em 2020, com a pandemia, a empresa viu saltar de 30% para 90% a venda de vinhos e espumantes produzidos no Brasil.
- Nos tornamos ativistas do vinho brasileiro, tanto que a nossa loja virtual só tem rótulos nacionais. E a pandemia está permitindo que os consumidores descubram, percebam e aprovem a qualidade e diversidade dos rótulos daqui - destaca Leonardo Curra, que divide o comando da empresa com o irmão César, a mãe Eloisa e o pai Julios.
Segundo Curra, os vinhos mais procurados têm valores acima de R$ 100. Antes da pandemia, a loja chegava a ficar com um vinho nacional de R$ 300 parado por mais de dois anos, o que não acontece atualmente. O sommelier conta já ter vendido 60 mil garrafas neste ano, contra 33 mil de todo o 2019.
A loja opera com rótulos com preços que variam de R$ 29,90 a R$ 799. A próxima meta é agregar à lista de produtos rótulos do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco. Também há um clube de vinhos nacionais, onde 300 membros recebem em casa dois vinhos selecionados por mês.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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