Produzir filmes no Brasil não é uma tarefa fácil. O alto custo faz produtoras recorrerem a editais públicos. Não é o caso da Zapata Filmes, uma produtora gaúcha que está há 13 anos no mercado e nunca acessou nenhum edital público.
- Entendemos que o incentivo dos editais é importante para a arte, mas, pela configuração estrutural inicial da empresa, com dois estrangeiros e o sistema protecionista do mercado, sempre encontramos muitas limitações nos fundos públicos - comenta o norte-americano Douglas Limbach, sócio da empresa junto de Juan Zapata, colombiano radicado no Rio Grande do Sul.
O modelo de negócio da Zapata depende 100% da comercialização. Atualmente, onze pessoas investem nas produções e todas são de fora do mundo do cinema. São engenheiros, psicólogos, professores universitários, médicos, empresários de tecnologia, entre outros apaixonados pela arte, que se reúnem semanalmente para pensar as produções.
- Até hoje, em todos os filmes que vendemos, ao repassar os lucros para os investidores, ouvimos que não querem a verba, pois preferem seguir reinvestindo no próximo filme - destaca Limbach.
Um desses investidores é o colombiano Edgar Martinez:
- Nós investimos dinheiro, mas é evidente que nutrimos a esperança de ver o filme exitoso, ganhando prêmios e alimentando nosso ego artístico também. Nesse momento, sabemos o quanto é importante proporcionar entretenimento às pessoas - explica.
Desde o lançamento, já são 13 filmes. Apensar da pandemia, a produtora está em fase de pós-produção de um novo filme, chamado Uma vez em Veneza.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.