A coluna noticiou ainda no início da semana que o leite tinha disparado de preço nos supermercados. Pelas fotos enviadas pelos leitores, os aumentos chegam a 60%. Pelo visto, isso não se restringe ao Rio Grande do Sul. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) enviou um comunicado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, relatando que há práticas abusivas de aumento de preços por parte da indústria de queijo e leite.
"O setor supermercadista está trabalhando incansavelmente para manter o equilibro nas relações de consumo diante da lamentável pandemia do coronavírus (covid-19). E não compactua com a elevação injustificada de preços, principalmente, em período de fragilidade da população no que se refere à saúde pública.", diz a nota da Abras.
Ainda no comunicado, a entidade solicitou que as 27 associações estaduais de supermercados orientem seus associados a refutar qualquer aumento de preço sem explicação.
"Como de direito e dever empresarial, acompanharemos os valores dos produtos comercializados no setor com o intuito de evitar eventuais distorções e garantir a transparência e qualidade nos serviços prestados ao consumidor.", continua a nota da Abras.
Quando noticiou a alta na segunda-feira (23), a coluna perguntou o que tinha ocorrido para a Associação Gaúcha de Supermercados. A AGAS confirmou que houve aumentos, mas que as elevações tinham vindo da indústria já nas encomendas que chegaram no final da semana passada.
Já o Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindilat) defende que os aumentos feitos pelas fábricas ficam entre 20% a 30%. Como motivos, o secretário-executivo, Darlan Palharini, citou o efeito da alta do dólar nas embalagens, a elevação de custo nas medidas contra o coronavírus, a estiagem que reduziu pastagens, entre outros.
E tem mais alimento subindo de preço: Depois do leite, o preço dos ovos também disparou
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista