Não foi só o leite que aumentou de preço, os ovos de galinha também. Assim como os leitores avisaram da bebida ao longo do final de semana, estão agora mandando relatos de que a dúzia triplicou ou até quadruplicou de preço nos últimos dias em mercados do Rio Grande do Sul.
Questionada, a Associação Gaúcha de Supermercados afirma que houve redução na oferta de ovos pelos produtores e confirma que o preço subiu. Já o diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Eduardo Santos atribuiu à demanda e projeta uma adaptação do mercado:
- Este pode ser um efeito passageiro, pois houve procura intensa última semana. A logística de abastecimento está se adaptando a este movimento para regular o mercado. Produção temos, não faltará.
A coluna volta a pedir que os elos da cadeia econômica de alimentos, produtos de higiene, limpeza e medicamentos repensem a aplicação da lei da oferta e da procura. O consumidor está sensível com tudo o que a pandemia do coronavírus estão provocando, não é o momento de aplicar aumentos de preços que não são necessários. E muito menos abusivos.
E sobre o leite: Preço do leite dispara para o consumidor
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista