Grupo francês, o Carrefour está vendendo pela internet e entregando, até no mesmo dia, itens tradicionais de supermercado em Porto Alegre. Segundo o atendimento ao consumidor da empresa, o serviço começou a ser oferecido no final de 2019 e está sendo chamado de "supermercado online" na publicidade feita pela rede de varejo.
Para que o cliente faça as compras, o site onde o Carrefour já oferecia outros produtos passou a ter um link chamado "Mercado". No espaço, concentra os alimentos, bebidas, produtos de limpeza e perfumaria. De comida, tem arroz, conservas, temperos, leite e pão, por exemplo. Na parte de bebidas, são comercializados de suco a uísque. Para fechar, entre os itens de higiente, o supermercado vende online de pasta de dente a produtos de limpeza pesada da casa.
A coluna simulou uma compra às 9h50min da manhã desta quinta-feira (16) usando como destino final a redação integrada de GaúchaZH. Após escolher os produtos e cadastrar o endereço, o usuário pode optar pelo turno de entrega, se prefere pela manhã, tarde ou noite. Pela simulação, havia disponibilidade de entrega no mesmo dia, entre 18h e 21h. O preço do frete foi de R$ 14,90. A primeira data para o turno da manhã ficou para o dia seguinte, a sexta-feira (17), das 8h às 10h59min.
Quem não quiser pagar frete, tem a opção de comprar pelo site e retirar na loja. A unidade disponível para coleta dos produtos era o Carrefour na Rua Albion, bairro Partenon, em Porto Alegre. O sistema é usado há muitos anos nos Estados Unidos, onde há guichês específicos para essa opção, e vem sendo usado cada vez mais pelas lojas no Brasil.
A empresa disponibiliza pagamento por cartão de crédito e vale alimentação. A coluna fez uma rápida comparação de preços com a média da pesquisa semanal da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e encontrou valores semelhantes. A pesquisa, portanto, segue válida e é facilitada pela internet. Importante considerar o frete cobrado para a entrega.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista