O Parque de Inovação de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, receberá um investimento total de R$ 350 milhões para construção de um empreendimento de tecnologia da informação. A empresa Quântico Data Center acertou a instalação de uma estrutura de 19 mil metros quadrados para armazenamento de dados.
A informação foi repassada à coluna pelo prefeito de Canoas. Apostando que o negócio atrairá ainda mais empresas para o local, Luiz Carlos Busato lembra que faz parte da política de atração de investimentos implementada pelo município.
— A gente cede o terreno e a empresa investe, no mínimo, duas vezes o valor da área. Nesse caso, o investimento será bem maior. Inclusive, o acordo prevê que informações da prefeitura sejam armazenadas pelo data center, gerando ainda mais economia. Será a nossa GM — disse o prefeito, fazendo uma analogia ao impacto que a instalação da montadora General Motors levou para Gravataí, município vizinho.
O aporte financeiro será feito ao longo dos próximos 10 anos, sendo R$ 35 milhões no primeiro ano. A obra será feita em fases e a primeira deve entrar em operação já no início de 2021. No total, serão quatro edifícios para abrigar os equipamentos dos clientes, além de outros oito prédios, que receberão da área administrativa até geração de energia.
A expectativa é gerar 350 empregos diretos e indiretos. A ideia é fechar também convênios com universidades para ações de ensino, pesquisa e inovação. O prefeito Busato afirma que será a maior empresa de Canoas:
— É a empresa de maior porte e maior potencial de crescimento direto e indireto da história do município.
Para a estrutura, deve ser trazida uma rede de fibra ótica dos Estados Unidos. Além disso, o Quântico Data Center terá painéis fotovoltaicos para geração de energia solar.
A sede da empresa fica em Porto Alegre, por enquanto. Em breve, será transferida para Canoas também. Os três sócios são gaúchos e, entre eles, está Gustavo Dal Molin, que também é diretor de operações da companhia.
— O Quântico Data Center foi criado em 2019 exclusivamente para este empreendimento em Canoas. É uma empresa 100% gaúcha.
Agora, com a cessão dos terrenos pela prefeitura, o recurso financeiro será buscado com bancos e entidades. Mas, segundo o empresário, o empreendimento está confirmado. Só na obra, são estimados 200 postos de trabalho da expectativa total da prefeitura.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista