Como previsto, está começando a ser normalizado o abastecimento de diesel S-10 no Rio Grande do Sul. Postos que relatavam falta do combustível já estão recebendo as cargas e refazendo os estoques. Ao longo da semana, a Petrobras havia informado que a regularização ocorreria a partir deste sábado (7).
A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) disse enfrentar problemas para amarrar os navios de petróleo no terminal devido às condições do mar. Após conseguir realizar o procedimento, elevou a produção de diesel na unidade, que fica em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
O S-10 é um tipo de óleo diesel com baixo teor de enxofre que passou a ser vendido em 2014 para substituir o S-50, dentro do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve. Ele é usado para abastecer veículos pesados e utilitários.
Há veículos mais novos que somente podem usar o S-10. O diesel comum, ou S500, tem alto teor de enxofre e provoca danos no motor. Segundo o site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), atualmente, 3.775 revendas varejistas estão obrigadas por resolução a vender o óleo diesel S-10.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista