Postos relatam problemas para comprar diesel S-10 nas últimas semanas, já não conseguindo oferecer o combustível em alguns estabelecimentos do Rio Grande do Sul. É um tipo de óleo diesel com baixo teor de enxofre que passou a ser vendido em 2014 para substituir o S-50, dentro do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve. Ele é usado para abastecer veículos pesados e utilitários.
Um dos proprietários de postos afirma que há veículos mais novos que somente podem usar o S-10. O diesel comum, ou S500, tem alto teor de enxofre e provoca danos no motor. Segundo o site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), atualmente, 3.775 revendas varejistas estão obrigadas por resolução a vender o óleo diesel S-10.
Procurada a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), unidade da Petrobras em Canoas, confirmou que há problemas de abastecimento. Acrescentou que a expectativa é regularizar o fornecimento na semana que vem. Veja a nota enviada pela empresa para a coluna Acerto de Contas:
"A produção de S-10 pela Refap está inferior à demanda devido às dificuldades de amarração de navios de petróleo no terminal responsável pelo abastecimento nos últimos dias. Com a previsão de normalização das condições do mar, a expectativa é de regularização dos estoques já no início da próxima semana.”
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista