Rede gaúcha de lojas, a Lebes está lançando um aplicativo que traz, entre as novidades, a possibilidade de o consumidor tirar um empréstimo pessoal por um processo totalmente digital. A ferramenta já está disponível e dá acesso ao braço da empresa chamado de Lebes Financeira.
Quem estiver interessado precisa baixar o app no celular, abrir o crediário e pedir o empréstimo. A empresa solicita documentos de identificação, informação da renda e endereço residencial.
O limite do empréstimo é definido conforme a renda e o perfil de cada pessoa. Pode variar de R$ 100 a R$ 3,5 mil. O valor é liberado em até 24 horas, quando é transferido direto para a conta da pessoa ou pode ser retirado em uma das 160 Lojas Lebes. O pagamento do empréstimo pode ser feito entre quatro e 18 vezes. A taxa de juro gira em torno de 12% ao mês. Segundo o site da empresa, ao ano, pode chegar a 390%.
O braço financeiro da rede foi criado há mais de dez anos, é regulado pelo Banco Central e auditado pela KPMG. Com uma carteira de mais de 230 mil clientes, a Lebes Financeira movimenta mais de R$ 220 milhões por ano.
Apostar no crediário para o cliente comprar é uma prática mais disseminada no setor. No entanto, fazer empréstimos em que o consumidor pode sacar o dinheiro e usar como quiser ainda é uma alternativa oferecida por um número restrito de redes de varejo.
Transformação digital
Oferecer empréstimos pelo app é a "ponta do iceberg" do que a Lebes pretende fazer dentro do que chama de transformação digital. O processo todo, para integrar o físico com o digital, recebeu um aporte de R$ 30 milhões em tecnologia. Lembrando que a empresa já vende pela internet, o que também está disponível pelo aplicativo de celular.
— Além disso, o cliente poderá retirar o seu pedido em qualquer loja sem custo e solicitar entrega de mercadorias pequenas em até duas horas. O App da Lebes é um marco na história da nossa empresa — acrescenta Otelmo Drebes, presidente da rede de varejo.
Exemplo do chamado “phygital” e também omnicanalidade, a empresa permite a aquisição de um produto via internet e sua troca na loja física. Criou ainda uma atendente virtual apelidade de “Lê” para ajudar o consumidor pela internet.