Quadro Fique de Olho no programa Acerto de Contas, com Francine Silva. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
De Novo Hamburgo, o publicitário Maurício Brenner transformou uma necessidade pessoal em negócio. Com 15 anos de experiência no mercado audiovisual, criou a CenaZERO, uma plataforma colaborativa criada em 2016 para conectar profissionais da arte.
— Um dia, no trabalho, eu estava fazendo uma pré-produção de um vídeo e precisava locar alguns objetos para compor uma cena. Nessa hora, vi que as pessoas se indicavam nas redes sociais, mas era de uma forma difícil. Não havia o que ligasse essas pessoas que precisavam dos itens àquelas que os têm. Foi assim que surgiu a ideia — lembra.
Para reunir em um só lugar tudo que o produtor precisa, Brenner criou a startup. Atualmente, tem dez funcionários.
— A gente não tem as coisas. Quem tem são as pessoas que anunciam. A nossa plataforma tem quatro categorias: equipamentos fotográficos, veículos, objetos e locações. Essa última é um grande negócio, tem de mansões a ilhas — conta.
O pagamento é mediado pelo site. A partir da confirmação, o produtor acerta direto com o anunciante os detalhes da locação. Em termos de comparação, seria quase como um Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis.
— É o mesmo modelo de negócio. O Airbnb, no caso, conecta hóspedes a anfitriões. A gente conecta produtores a proprietários — observa.
O CenaZERO tem mais de 28 mil usuários e sete mil itens anunciados. Incluem mansões em São Paulo e no Rio de Janeiro.
— Uma delas, em São Paulo, foi alugada mais de 30 vezes, para produções de videoclipe e até pela Netflix — observa, sem detalhar qual imóvel foi usado pela empresa.
A maior parte dos usuários que aluga os itens é produtor de foto, vídeo ou eventos, mas não precisa ser só profissional da área para usar a tecnologia.
— Estamos entrando na produção de eventos. Pode ser de cinema, de vídeo, fotógrafo e eventos. Inclusive, tem locações para casamentos. Uma pessoa física pode locar, via plataforma, uma mansão. O mesmo vale para uma câmera GoPro, que a pessoa pode alugar para viajar em vez de comprar.
Saiba mais detalhes no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: