A estrutura que era usada pela maior empregadora de São Francisco de Paula que fechou em 2018 começa a se transformar em polo de tecnologia. A boa notícia foi detalhada para a coluna Acerto de Contas pelo vice-prefeito, Thiago Teixeira. O local é da União e a prefeitura conseguiu autorização para gerenciá-lo.
Há expectativa de que as operações no local possam gerar 500 empregos, sendo que 100 já foram criados por empresas que se instaram no espaço, batizado de "Fábrica São Chico".
Em agosto do ano passado, o fechamento da fábrica de calçados da Di Cristalli no município da Serra trouxe apreensão. A empresa gerava 360 postos de trabalho. Relembre: Maior empregadora de São Francisco de Paula fecha fábrica e demite 360 pessoas
Na ocasião, Teixeira falou para a coluna Acerto de Contas que já começaria o trabalho de atração de novas empresas para ocuparem o pavilhão. Já há um atelier de calçados no local que emprega mais de 80 pessoas.
— É como um condomínio que abrigará negócios de tecnologia, serviços empresariais, assim como teatro, espaço para eventos, bares, universidades e serviços municipais. Atualmente, já estão instalados no local a Varel Calçados e a Faculdade São Bráz.
O foco, no entanto, está em operações de tecnologia. Algumas pequenas startups já se instalaram no espaço e estão sendo fechadas parcerias com universidades da região.
— Queremos startups, que até geram menos empregos, mas são postos de trabalho com mais qualidade e maior renda média. A ideia é a mesma para fábricas.
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Francisco de Paula também está transferindo a sede para o local. Em breve, o Sine Municipal também deve usar a estrutura.
Reciclagem
O vice-prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira, também destaca a inauguração da Usina de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos Urbanos, da Recbio. Segundo ele, a companhia está pegando todo o lixo urbano do município e transformando em um material semelhante ao MDF.
— Começou, inclusive, a usar o lixo de outros municípios próximos.