A vinícola Don Guerino inaugurou seu próprio parque de geração de energia solar. São 190 placas em uma estrutura instalada pela Ecosul Energias Renováveis.
Serão gerados mais de 80 mil kWh por ano. A quantidade representa 40% do total de energia que a Don Guerino consome na unidade, que tem 55 hectares de vinhedos em Alto Feliz, no Vale do Caí. O investimento financeiro não foi informado.
— O investimento visa abastecer toda a estrutura de enoturismo. Nosso restaurante e loja de vinhos serão movidos totalmente por energia solar — conta o diretor-financeiro da Don Guerino, Maicon Motter.
Diretor comercial da Ecosul Energias Renováveis, Maiquel Spier explica como o posicionamento da vinícola favoreceu a geração de energia solar:
— É uma área sem sombras, construções altas ou morros por perto e com forte incidência solar, o que certamente dará um impacto econômico na conta de luz.
O projeto e a execução levaram apenas três meses. Foi a primeira vinícola no portfólio de clientes da Ecosul, que fez também a instalação na cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis. Relembre: Cervejaria instala 193 painéis solares para fugir da alta na conta da luz
Ampliação
O parque solar da Don Guerino deve ser ampliado já em 2020. A ideia é gerar toda a energia usada pelo empreendimento.
— Queremos que o sol, que tanto beneficia nossos vinhedos, gere toda a energia necessária para o total funcionamento da vinícola, incluindo a área de produção — comenta Maicon Motter.
A Don Guerino produz, por ano, 250 mil litros de vinho e outros 250 mil litros de espumante. A vinícola, que oferece passeio com degustação de segunda-feira a sábado, comercializa também suco de uva tinto integral.
Energia solar
Quer gerar energia solar na sua casa ou empresa? O custo do equipamento caiu bastante e a conta de luz subiu mais ainda, o que tornou o investimento mais atraente. Ouça sobre financiamentos e compensação na conta de mais de um imóvel nesta entrevista com o sócio da Ecosul Energias Renováveis, Alan Spier, feita pela coluna Acerto de Contas em 2018: