Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Amanda Boeira.
Um aplicativo permitirá que trabalhadores montem um currículo, façam um vídeo de apresentação para o empregador e ainda avisará de vagas disponíveis. A ferramenta será lançada nesta semana por uma startup de tecnologia criada, por sua vez, por uma empresa de gestão de pessoas de Santa Maria, na região Central.
A empresa é a Intelectus e o app foi batizado de Nekto, que é o mesmo nome da startup. O sistema poderá ser usado em Android, iOS e também no computador tradicional.
Em um primeiro momento, o app tem como foco o recrutamento e seleção de pessoas. Os candidatos poderão criar um vídeo com um pequeno discurso de apresentação para as empresas, que o mundo corporativo tem chamado de pitch. Depois, as empresas poderão publicar vagas e fazer uma pré-seleção com os currículos da plataforma. Por meio das notificações, o candidato fica sabendo, inclusive, de eventos.
O objetivo da Nekto é melhorar o serviço de gestão de pessoas com tecnologia, aproximando candidato e empresas. Dentro do app, pelo celular, será possível customizar o currículo para que o documento seja cada vez mais “a cara do candidato."
Os primeiros testes serão com as vagas da Universidade Federal de Santa Maria. Os professores da UFSM divulgam as bolsas disponíveis e os alunos criam seus perfis e se candidatam para as vagas. Depois, o aplicativo será disponibilizado para outras empresas, ampliando a quantidade e a variedade de vagas. A ideia é que a ferramenta seja usada por grandes e pequenas empresas em todo o Brasil.
Ouça aqui todos os programas Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).