Foi adiada pela quarta vez a votação do plano de recuperação judicial da Artecola. A última vez tinha sido em janeiro. A próxima convocação ficou para daqui a 30 dias, também em Novo Hamburgo. Segundo a empresa, o adiamento ocorreu a pedido de credores. Em especial, bancos.
Se o plano de recuperação judicial for aprovado pelos credores, irá depois para homologação da Justiça. Só então, começa a ser executado.
A Justiça autorizou em fevereiro de 2018 o pedido de recuperação judicial da Artecola. A empresa ajuizou o pedido ainda naquele mês. A dívida atinge R$ 820 milhões, contemplando cerca de 1 mil credores das seis empresas do grupo.
A Artecola é uma empresa da holding FXK Administração e Participações, que tem sede em Novo Hamburgo. Confira nota na íntegra enviada pela empresa:
"A FXK Adm. e Participações e suas controladas, incluindo a Artecola Química, informa que a Assembleia Geral de Credores do seu processo de Recuperação Judicial realizada nesta terça-feira, 12 de março de 2019, foi suspensa por 30 dias por solicitação de parte dos credores, e será retomada em 11 de abril de 2019, no mesmo local, o Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo (RS).
O prazo foi solicitado especialmente por credores de instituições bancárias, que necessitam de um período um pouco maior para tramitações e aprovações internas. A nova suspensão da assembleia - bastante comum em processos desta expressão - foi aprovada por 84% do total de créditos presentes.
A FXK Adm. e Participações ressalta que o novo plano, apresentado em 19 de fevereiro, está bem alinhado às expectativas dos credores e em equilíbrio com as possibilidades da empresa, que se mantém sólida em sua atuação no mercado, lançando inovações, atendendo clientes com excelência, gerando empregos e renda.
A Artecola segue operando normalmente, com a qualidade que marca seus 70 anos de atuação. Confiamos em um desfecho próximo desta etapa para seguir no processo de retomada do crescimento."