Uma rede de varejo do Rio Grande do Sul está usando um jogo para treinar e avaliar os funcionários. No mundo corporativo, é o que chamam de "gamificação", referindo-se ao aprendizado por meio de jogos.
O projeto foi lançado pela Lojas Lebes no início do ano e batizado de Planeta Lebes. Agora, recebeu uma premiação chamada Top Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
É um aplicativo para ser baixado no celular. Então, os funcionários são questionados sobre a empresa, processos, serviços, técnicas de atendimento de vendas, entre outros assuntos. Respondem, por exemplo, perguntas sobre qual o logo certo da empresa, atitudes que devem ser evitadas no atendimento e qual a principal política da empresa.
Os fatores que influenciam na pontuação do funcionário são: memória, observação, discernimento, aproveitamento, agilidade e precisão. No último nível, os trabalhadores podem desafiar colegas de outras unidades da empresa.
Já os gerentes das lojas têm acesso a uma análise gráfica do desempenho dos funcionários no jogo. Recebem informações como quantidade de erros e acertos, além de temas que ainda precisam ser desenvolvidos. O resultado do jogador pode ainda ser comparado com a média de todos os funcionários da Lebes.
Até agosto, a empresa contabilizou mais de 2 mil jogadores, que participaram de mais de 500 mil desafios. A Lojas Lebes emprega 3 mil pessoas no total.