Coluna Fique de Olho do último programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Por Francine Silva.
Dano elétrico é a maior causa de sinistros dos seguros residenciais no Rio Grande do Sul. Segundo o Sindicato das Seguradoras, foi responsável por 54% dos prejuízos registrados no Estado de janeiro a agosto de 2018. Em segundo lugar, aparecem incêndios, com 24%. Já em terceiro, o dano é provocado por vendavais.
Inicialmente, o Sindseg informou que secador de cabelo e Ts usados para ligar vários equipamentos na mesma tomada são as principais causas de sinistro residencial. Não há, no entanto, uma divisão na estatística apontando estes motivos, mas é uma percepção da entidade.
- Compramos eletrodomésticos e, às vezes, as casas não estão preparadas com as instalações elétricas adequadas. Hoje em dia, as residências têm uma quantidade muito maior de aparelhos do que no passado. E vemos incêndios que começam justamente devido a essa defasagem nas condições elétricas - vice-presidente do Sidsergs, Alberto Muller.
Apenas 12% dos gaúchos têm algum tipo de seguro residencial e olha que a adesão cresceu 10% nos últimos cinco anos. É um percentual muito menor do que o segmento de carros.
O setor de seguradoras tenta há anos turbinar este mercado residencial. Divulga, por exemplo, que há seguros que dão direito a chaveiro, limpeza de caixa d'água, hidráulicos para vazamento, entre outros serviços.