Ainda tem ceroula, meia de lã, blusas do tipo "segunda pele" e aquecedores. São produtos tradicionais de inverno nas lojas do Rio Grande do Sul.
Mas o comércio também tem blusa térmica, cobertor elétrica, jarra que liga na luz e até as jaquetas high tech, como as feitas com penas de ganso e vendidas pela Casa Louro. Todos são considerados mais modernos para enfrentar o inverno úmido e eventualmente rigoroso do Estado. Tem quem ache frescura, mas tem também o consumidor que busca praticidade e mais eficiência.
A preocupação dos lojistas é desovar estes itens logo. Presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Ricardo Diedrich lembra que a coleção de verão começa a chegar às lojas em agosto. Até lá, a aposta é em dias congelantes e nas vendas de Dia dos Pais.
A AGV não diz, no entanto, se o frio intenso dos últimos dias já compensou o atraso na baixa das temperaturas neste ano. Lembrem-se que as vendas de Dia das Mães foram decepcionantes, principalmente para lojas de roupas e calçados.