Leitores questionaram a coluna Acerto de Contas sobre a rentabilidade negativa, ou seja, perda de valores em aplicações financeiras nos últimos dias. Fomos conversar sobre o assunto com o gestor de fundos da Quantitas, Rogério Braga, que lembrou da marcação de mercado, um procedimento que existe desde 2002 e que acontece todos os dias.
- Próximo do fechamento do dia, os títulos são precificados pelo valor negociado do dia. Tanto nas carteiras de investimento quanto na posição que os investidores têm no Tesouro Direto.
Lembrando que muitos fundos de investimento aplicam os recursos dos cotistas em títulos do Tesouro. Portanto, também têm sua rentabilidade afetada.
Mas e o motivo para a queda intensa nos valores com a marcação a mercado? Os investidores achavam que a taxa de juros seria reduzida na última reunião do Banco Central. No entanto, o Comitê de Política Monetária manteve a Selic e sinalizou que deve continuar neste patamar.
- Então, as taxas pagas no Tesouro Direto subiram. O dólar também exerce pressão de alta nas taxas, principalmente nos papéis de prazo mais longo. Como foi uma mudança abrupta, chamou a atenção das pessoas - detalha Braga.
O valor de títulos com taxas menores cai na negociação, o que provoca essa mudança no saldo do investidor no momento. Importante: quem comprar o título e segurar até o vencimento, terá aquela rentabilidade assegurada na hora da compra. Não sente com a oscilação da marcação diária a mercado.
E as projeções?
Rogério Braga diz que a Quantitas projeta que o Copom mantenha o juro até 6,5% até o final do ano. Lembra que é ano eleitoral e os títulos enfrentam oscilação nos preços.
- As taxas estão maiores, mas o risco está maior também. As incertezas aumentaram e o investidor que não gosta de volatilidade deve preferir títulos pós-fixados e de curto prazo. Para o investidor que suporta mais o risco, eu vejo que a relação risco retorno das NTN-B está interessante no momento. Algumas NTN-Bs mais longas estão com taxas de IPCA +5,70%, aproximadamente. Acho um bom nível de juros reais para quem está guardando dinheiro para a aposentaria e não vai necessitar do dinheiro no curto prazo ou se incomoda com as oscilações!