Leitora Alice Mânica pergunta:
"Comprei um apartamento e dois boxes em um financiamento. Até o ano passado, declarava junto, incluindo nas especificações a informação dos três imóveis, que foram avaliados em conjunto. Agora, com a necessidade de informar as matrículas, terei que abrir linhas separadas para cada um? E como atribuir o valor de cada um, dentro do valor total?"
Diretor Operacional da Fortus Contábil, Evanir Aguiar dos Santos responde:
"Neste ano, ainda é facultativa a informação dos dados dos imóveis, mas, caso deseje, já pode preencher os campos. Em relação aos boxes, é comum constar no contrato de compra e venda os valores separados, ou mesmo na matrícula do imóvel. Sendo assim, deve localizar tais informações de valores. No histórico do apartamento, informe que em 2017 houve a segregação dos boxes, subtraindo os valores do total do bem. Somente em 31/12/2017. Lá, na informação de cada box, informe que veio segregado do bem 'apartamento....' pelo valor constante no contrato de compra e venda e deixe zerado o saldo em 31/12/2016 e coloque o valor conforme contrato de compra e venda na data de 31/12/2017."