Depois de várias semanas apostando que o ciclo de corte da Selic tinha se encerrado, o mercado acha agora que o Banco Central voltará a reduzir os juros. Várias instituições financeiras vinham manifestando essa mudança nas projeções e isso apareceu no relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (12).
Conforme a pesquisa, a Selic deve cair para 6,5% ao ano. Está em 6,75%, o menor patamar histórico da economia brasileira. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária será na semana que vem.
As projeções começaram a mudar principalmente por dois fatores. Um deles é a inflação voltar a recuar. Tanto que também no relatório Focus, os analistas cortaram pela sexta semana consecutiva as projeções para a inflação oficial. IPCA previsto para 2018 caiu para 3,67%.
O outro é que os indicadores da economia ainda não dão segurança de que a retomada veio para ficar. Os analistas também reduziram a projeção para o PIB nesta semana, projetando crescimento de 2,87% da economia.
Para 2019, no entanto, o mercado manteve a projeção. Conforme a previsão dos analistas, o Banco Central voltaria a elevar a Selic, que é a taxa referência da economia brasileira. A projeção para o ano que vem é 8% ao ano.
A redução da taxa de juros era desde 2016 a grande aposta para retomada da economia. Deixa o crédito mais acessível, tanto para empresas quanto para consumidores. A redução demora a chegar na ponta, mas já gera um clima de confiança, que impulsiona negócios e reduz restrições ao crédito. Quem investe, no entanto, precisa ficar mais atento para a redução da rentabilidade das aplicações financeiras.