Leitor Alencar pergunta o que é melhor: manteiga ou requeijão?
Nutricionista Rita Lamas responde:
“A primeira coisa para escolher: é preciso ver o objetivo da pessoa. Está fazendo uma dieta para emagrecer? Ou está procurando um alimentação mais saudável?
Se pensarmos em emagrecimento, o requeijão tem bem menos calorias do que a manteiga. Ainda mais um requeijão light, que normalmente é feito a partir de um leite desnatado e que costuma ter 55 calorias por porção. Porção tipo “ponta de faca”.
Já a manteiga terá bem mais calorias que isso. Fica ali em uma média de até 100 calorias para a mesma porção. A manteiga é mais “gordinha”, digamos assim.
A gordura é a mesma. A manteiga é feita a partir de um leite batido. A composição do requeijão é leite e creme de leite.
Só que: a manteiga é mais natural do que o requeijão! Se a pessoa quer comer melhor, coisas menos industrializadas, já estou com um peso bom, opta pela manteiga.
O requeijão, normalmente, tem mais aditivos químicos.
Ao olhar os ingredientes de uma boa manteiga, costuma ser creme de leite batido! Ponto! Não precisa ter corante ou conservante químico.
Já o requeijão, dificilmente, será só leite e creme de leite. Normalmente, tem estabilizantes, enzimas, sorbato de potássio, que é um conservante.
Até há aqueles requeijões diferenciados, os frescos. Estes não têm os conservantes e têm menos gordura do que a manteiga.”
Margarina
Não consumir!
A nutricionista explica:
“A margarina é uma gordura vegetal hidrogenada. Passa por um processo de hidrogenação, que muda a molécula para trans.
Essa gordura trans artificial é criada pela indústria. É muito maléfica porque aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom.
É um processo bem diferente da gordura saturada, que é uma gordura animal que está na manteiga e no requeijão. A saturada não faz essa modificação no nosso perfil lipídico, importante na questão do colesterol.
E as “margarinas amigas do coração”? Pois bem, elas passam por um processo um pouco diferente da hidrogenação. Gera menos, mas ainda assim cria gordura trans!
Então, a margarina não deve ser consumida! Muito menos por quem tem problema de colesterol.”