O Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre entrou a briga da CDL com os shoppings. Até então, a Câmara de Dirigentes Lojistas estava tocando sozinha as ações judiciais, encabeçadas pelo grupo chamado de Movimento CDL POA Shopping.
- Precisamos equalizar os valores cobrados de condomínio e aluguel e que os shoppings comecem a negociar de maneira equilibrada com os lojistas, sem distinção. Quem está enfrentando dificuldades com os empreendimentos deve nos procurar - chama o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
O Sindilojas está entrando como Amicus curiae, parte que tem interesse na causa e pode fornecer informações no processo. Há ações ajuizadas contra três shoppings da Capital: BarraShoppingSul, Praia de Belas e Iguatemi.
- Agora, com a adesão do Sindilojas, ganhamos mais força para alcançarmos os objetivos da classe - comenta o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus.
Em reportagens sobre o assunto, a Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce) envia o seguinte posicionamento: "Todos os shopping centers mantêm a disposição os comprovantes dos gastos mensais aos lojistas na forma da lei e dos contratos. A associação reitera que o setor mantém um diálogo aberto e transparente com todos os lojistas."