A fábrica da Masisa em Montenegro entrou no pacote de ativos que será comprado por um grupo florestal chileno. O Arauco comunicou a Superintendencia de Valores y Seguros, do Chile, que fechou o acordo para adquirir os complexos industriais da Masisa no Brasil.
A transação está avaliada em US$ 102,8 milhões. A compra deve fazer com que a empresa se consolide como a segunda maior produtora mundial de placas de madeira. Ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o que deve ocorrer nos próximos meses.
Além da unidade no Rio Grande do Sul, que produz painéis de MDF, a compra inclui uma fábrica em Ponta Grossa, no Paraná. Pelo lado da Masisa, faz parte do plano de desinvestimentos da empresa no Brasil.
- Os comentários que ouvimos é que a posição deles no mercado de painéis é bem agressiva em preços, de forma semelhante ao grupo Isdra, com a Fibraplac. - analisa Wagner Salaverry, sócio da gestora de fundos Quantitas.
A Arauco estava negociando a compra da Eldorado Brasil, que era da J&F Investimentos. No entanto, o acordo de venda foi negociando com a Paper Excellence.