Com a disparada dos preços dos combustíveis nos últimos dias, melhor refazer os cálculos antes se abastecer. Teve aumento do PIS/Confis para todos e sucessivas elevações na gasolina e no diesel nas refinarias determinadas pela Petrobras.
Professor de cursos de extensão da PUCRS, o engenheiro mecânico Anderson de Paulo diz que o cálculo mudou para o motorista decidir se vale mais – financeiramente – abastecer com gasolina ou etanol. Segundo ele, a regra dos 70% não vale mais.
Vamos entender:
A adição de álcool na gasolina aumentou. Está em torno de 27%.
Com isso, o cálculo também muda. Atualmente, em média, o etanol já vale a pena mesmo que alcance até 80% do preço da gasolina.
- Eu só abasteço com álcool atualmente. Para meu carro, esta parâmetro de preços é 82%.
Como o motorista pode fazer o cálculo de rendimento dos combustíveis no motor do próprio carro?
- Abastece o carro com gasolina e anota os quilômetros rodados. Depois, divide o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros de gasolina usada. Exemplo do engenheiro: 10 quilômetros / litro
- Abastece o carro com álcool e anota os quilômetros rodados. Depois, divide o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros de etanol usado. Exemplo: 8 quilômetros / litro
Divide o consumo de etanol pelo consumo de gasolina. Exemplo: 8 / 10 = 0,8
Multiplica por 100. Resultado: 80%
Este percentual que você calcular é o parâmetro para seu carro. Se o preço do etanol for até 80% do preço da gasolina do seu posto, o álcool vale a pena.
Como saber isso na hora de abastecer? Faça o mesmo cálculo de antes: divida o preço do etanol pelo da gasolina.
Além disso, Anderson de Paulo salienta que o etanol é melhor para a manutenção do carro porque não deteriora o óleo lubrificante. E também é melhor para o meio ambiente, sendo ainda um combustível de fonte renovável, que é a cana de açúcar.