A empresa dinamarquesa Danfoss decidiu passar de importadora para fabricante no Brasil. Até então, apenas comprava produtos de fora do país e revendia no mercado local. Agora, está começando a produzir na Serra Gaúcha.
Já foram aplicados R$ 5 milhões para produzir uma válvula em Caxias do Sul. Outros R$ 10 milhões começam a ser aplicados agora para adaptar a unidade industrial para fabricar bombas e motores. O investimento vai até o fim de 2018.
- A Danfoss Power Solutions é líder de mercado no fornecimento de bombas e motores de pistões axiais, e circuito fechado para o mercado móbil e é exatamente esse produto que fabricará no Brasil para todo o mercado latino a partir do primeiro semestre de 2018. - explica o gerente geral América Latina, Dirnei Antonio Datti.
Conforme o executivo, a válvula economiza até 30% de combustível para uma máquina de construção ou agrícola. Os equipamentos feitos em Caxias do Sul são exportadas para Argentina, Paraguai, Chile, Costa Rica, Peru, entre outros países.
Aliás, é o agronegócio que estimulou a empresa a seguir investindo no Brasil mesmo no auge da crise.
- Em 2015, o presidente global da empresa estava preocupado com o Brasil e me perguntou se eu achava que devíamos seguir investindo aqui. Pensei na minha esposa, pensei nos meus filhos e respondi que sim, que no Brasil temos uma coisa chamada agronegócio.
A empresa está com 88 funcionários, tem vagas abertas e para 2018 já projeta contratação de outros 15 trabalhadores.
Ouça entrevista com o executivo Dirnei Antonio Datti:
Siga Giane Guerra no Facebook.