O Avaí, matematicamente rebaixado para a Série B, fará uma reformulação no seu elenco para a próxima temporada. E não deverá ficar com vários jogadores com histórico na dupla Gre-Nal.
Jean Pyerre, que termina o ano na reserva, voltará para o Grêmio, pois tem mais um ano de vínculo na Arena. No entanto, em todas as conversas que tive com os grupos que disputam a eleição gremista, não percebi empolgação com o seu aproveitamento. Por isso, deverá ser novamente emprestado. O problema é que o clube provavelmente vai precisar pagar parte dos salários para fazer uma nova negociação.
Ex-centroavante do Inter, Guerrero, 38 anos, não marcou gol na passagem pelo Avaí. Ficará livre no mercado. Existe a possibilidade do retorno ao Peru para atuar no Alianza Lima.
Outro ex-atacante colorado, Wiliam Pottker, voltará para o Cruzeiro, com quem tem contrato até 2024. Durante o empréstimo para o Avaí, marcou três gols. Para o ano que vem, deverá ser novamente emprestado.
O volante Sarará também será devolvido pelo clube catarinense após o empréstimo, e a nova direção do Grêmio fará uma avaliação sobre o seu futuro. Outros jogadores que atuaram na Arena, como Bressan e Cortez, ficarão livres no mercado para a próxima temporada.
O jogador que tem maior possibilidade de permanênciaem Santa Caarina é o lateral Natanael, ex-Inter. O contrato dele com o Avaí termina em dezembro de 2023.