O UCSA Kiev, clube de futebol da Ucrânia, que tem como dono o gaúcho Pablo Bueno, abriu a sua estrutura para receber famílias do país que procuram abrigo por causa do ataque militar da Rússia.
As instalações do UCSA ficam no distrito de Sviatoshynskyi, na região metropolitana de Kiev. Por lá, o clube, que trabalha muito com categorias de base e formação de jogadores, já está usando a sua estrutura para receber dezenas de pessoas.
Se em Kiev a situação é tensa, a localidade onde fica a sede do UCSA não registrou ataques. Pablo Bueno, empresário de jogadores como Tetê (que joga no Shakhtar Donetsk) e Ferreira (Grêmio), é dono do clube desde maio de 2021, quando virou sócio do ucraniano Serhiy Lesnyk.
Nesta temporada, a equipe está jogando a terceira divisão, mas a meta é chegar na primeira divisão em dois anos. Por enquanto, Pablo e os jogadores brasileiros que atuam no UCSA estão no Brasil, pois o campeonato local estava programado para recomeçar somente em março, o que não deverá acontecer.
Os atletas contratados pelo clube ucraniano são Gabriel Gonçalves e Luisinho (os dois com passagem pela base do Grêmio) e Hiago (ex-Chapecoense).
Enquanto o conflito seguir, a estrutura do UCSA estará aberta para as famílias ucranianas em busca de um lugar seguro.