A Comissão Disciplinar da Fifa realizou nesta segunda-feira (6) a primeira reunião para tratar da interrupção do jogo entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A primeira medida foi analisar os relatórios do árbitro e do delegado do jogo.
Em um comunicado feito pela parte da manhã, a entidade avisou que "a decisão será tomada no seu devido tempo". CBF e AFA aguardam com ansiedade a definição da Comissão.
O Código Disciplinar da Fifa trata em seu regulamento da questão de "partidas não jogadas e abandono". O texto está no capítulo 2, que é definido como "Desordem em jogos e competições".
Este é o texto do Código sobre as regras da Fifa em casos de partidas não finalizadas:
1) Se uma partida não pode ser disputada ou não pode se jogar integralmente por motivos de força maior, mas devido ao comportamento de uma das equipes ou comportamento do qual é responsável uma federação ou um clube, se sancionará a federação ou ao clube uma multa mínima de 10 mil francos suíços. Será declarada a derrota por retirada ou renúncia, ou se repetirá a partida.
2) Medidas disciplinares adicionais podem ser impostas à associação ou clube em questão.
3) Se uma partida foi abandonada e se for repetida na íntegra, serão anuladas as advertências aplicadas durante a mesma. Em caso de suspensão definitiva do jogo, em particular, por causas de força maior, e se deva recomeçar o encontro desde o minuto em que foi interrompido, qualquer punição imposta permanece válida pelo resto da partida. Se a partida não se repetir, se mantêm em vigor as punições que as equipes haviam recebidos.