O meia João Mário, que em 2020 recebeu proposta para jogar no Grêmio, está provocando uma enorme polêmica em Portugal. Isto porque, após ser campeão nacional pelo Sporting na última temporada, ele decidiu agora jogar no rival Benfica, em uma complexa operação que ganhou as manchetes de todos os jornais do país.
O jogador estava emprestado pela Internazionale-ITA ao Sporting. Após o final da temporada 2020/2021, ele acertou a rescisão do contrato na Itália e ficou livre no mercado. Com isso, foi para o Benfica, a pedido de Jorge Jesus.
A atitude provocou fúria entre os dirigentes do Sporting. Isto porque ele foi revelado no próprio clube. Em 2016 acabou sendo vendido para a Internazionale. Voltou para a casa para ser campeão e agora foi para o rival.
O Sporting alega que o contrato de venda para a Internazionale tinha uma cláusula de 30 milhões de euros caso ele fosse contratado por outra equipe de Portugal. Por isso, a questão vai terminar na Justiça.
João Mário foi o camisa 10 de Portugal na Copa do Mundo de 2018. Em 2020, o Grêmio tentou a contratação do atleta. O negócio foi conduzido pelo CEO Carlos Amodeo e aprovado por Renato Portaluupi, na época técnico do time. No entanto, após receber a oferta gremista, o meia alegou que sua prioridade era permanecer no futebol europeu.