A convocação da seleção olímpica, anunciada nesta quinta-feira (17), teve a confirmação de dois jogadores do Grêmio na lista. Brenno e Matheus Henrique se apresentam no dia 8 de julho — os jogos do futebol masculino ocorrem entre 22 de julho e 7 de agosto, no Japão. Ou seja, se o Brasil disputar a final, eles vão ficar fora por um mês.
Pela projeção inicial, eles não devem começar a Olimpíada como titulares. No gol, Santos, 31 anos, já teve passagem pela Seleção principal, e o objetivo é ter um atleta experiente como titular.
No meio-campo, a concorrência é forte. Douglas Luiz, inclusive, está com a Seleção principal na Copa América. Bruno Guimarães é titular indiscutível, e Gerson é outro nome importante no setor.
Para começar a Olimpíada, é possível fazer uma projeção de escalação: Santos; Daniel Alves, Gabriel Magalhães, Diego Carlos e Arana; Bruno Guimarães, Douglas Luiz (Gerson) e Claudinho; Matheus Cunha, Pedro e Malcom (Paulinho). Se o técnico André Jardine quiser mudar o esquema, poderá escalar Douglas Luiz e Gerson juntos, retirando um dos atacantes.
É claro que, em Olimpíada, o time que começa a competição não necessariamente é o mesmo que termina. Como são apenas 18 convocados, as chances para Brenno e Matheus Henrique certamente vão acontecer. A estreia está marcada para 22 de julho, em Yokohama, contra o Alemanha.