Na terça-feira (2), a Conmebol divulgou a versão atualizada do ranking dos clubes da América do Sul. O Grêmio segue em 3° lugar, atrás apenas de River Plate e Boca Juniors. O Inter caiu do 16° lugar para a 18° posição.
Esta colocação é determinante para a definição dos cabeças de chave dos grupos da edição de 2021 da Libertadores. O sorteio da fase preliminar ocorre nesta sexta-feira (5). A fase de grupos deverá ser sorteada apenas no início de abril, um pouco antes do início desta etapa.
O Grêmio, se estiver na fase e grupos, certamente será cabeça de chave. O Inter, não. A explicação para a atualização do ranking é a seguinte: o critério mais importante da Conmebol leva em conta o desempenho nas últimas 10 edições.
O Grêmio, que chegou nas quartas de finais em 2020, somou 200 pontos. O Inter parou nas oitavas e somou 100 pontos.
Mas o detalhe é que esta pontuação leva em conta os últimos dez anos. Portanto, o título do Inter em 2010 deixou de valer a pontuação máxima. A conquista ainda está na conta, mas agora pelo coeficiente histórico, com pontuação mais baixa. Também entram na conta, com pontuações baixas, desempenho nos campeonatos nacionais e Copa Sul-Americana.
O Grêmio continua com pontuação alta pelo título de 2017. O Palmeiras, campeão de 2020, subiu do 6° lugar para a 4° posição. A lista dos 10 primeiros colocados.
1° River Plate
2° Boca Juniors
3° Grêmio
4° Palmeiras
5° Nacional
6° Flamengo
7° Atlético Nacional
8° Peñarol
9° Santos
10° Independiente