Na sexta-feira (29), o jornal espanhol Sport citou o Grêmio como um possível destino do volante Matheus Fernandes, do Barcelona. O volante de 22 anos não está sendo aproveitado pelo técnico Ronald Koeman.
No Grêmio, a notícia foi negada pelo vice de futebol Paulo Luz. A garantia é que não existe qualquer tipo de negociação para a contratação.
Mas o que me chamou a atenção nesta notícia é como um jogador que não é tão conhecido no Brasil parou no Barcelona, ao custo de 7 milhões de euros.
Natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, Matheus Fernandes começou a se destacar quando tinha apenas 15 anos, e foi bem no time sub-17 do Botafogo, sendo convocado para a seleção brasileira da categoria.
Volante de boa qualidade técnica, aos 18 anos fez uma boa Copa São Paulo em 2016 e foi chamado para o grupo principal do clube carioca pelo técnico Jair Ventura. Em 2017, foi titular no meio-campo, ao lado de Rodrigo Lindoso, nos equilibrados confrontos contra o Grêmio, pelas quartas de finais da Libertadores.
Depois de uma boa participação no Campeonato Brasileiro de 2018, foi contratado pelo Palmeiras por 3 milhões de euros. No clube paulista, com forte concorrência na posição, não conseguiu se firmar como titular. Ainda assim, foi contratado pelo Barcelona.
O clube espanhol tinha o volante na sua base de dados desde a época de convocações para a base da seleção brasileira. Eric Abidal, na época secretário técnico do Barcelona, esteve em São Paulo observando treinos de Matheus e decidiu apostar no investimento.
Não deu certo, pois em um primeiro momento o jogador foi emprestado para o Valladolid, e, pelo Barcelona esteve em campo apenas 18 minutos. Agora, Matheus Fernandes busca um novo destino.