Aos 19 anos, o volante Fernando Henrique inicia 2021 como um dos grandes destaques do grupo de transição do Grêmio. Com bom poder de marcação e passe qualificado, ele se destacou no Brasileirão de Aspirantes, e já possui no currículo convocações para a seleção brasileira sub-20. De contrato renovado até 2024, a multa está estipulada em 40 milhões de euros (R$ 250 milhões).
Fernando Henrique está desde 2017 em Porto Alegre, quando veio do ABC, de Natal. Aliás, a chegada ao Grêmio foi marcada por uma história curiosa, já que a negociação que estava em andamento era com outro jogador. Confira o bate-papo com o volante revelação tricolor:
Depois de um ano de 2020 com atuações elogiadas no grupo de transição, o que você projeta para 2021?
O objetivo é seguir focado e trabalhando. Busco dia a dia melhorar ainda mais para que eu possa evoluir e chegar preparado ao grupo principal quando surgir uma oportunidade. Após isso posso pensar em conquistar meu espaço com boas atuações e marcar meu nome na história gremista conquistando títulos.
O Grêmio vem revelando volantes com qualidade na saída de bola, como Arthur, Matheus Henrique e Darlan. Você se considera um volante com este perfil?
Acredito que sim. Venho mostrando isso nas equipes de base, recentemente na transição, e quero poder confirmar na equipe principal quando surgir uma oportunidade.
Qual é o volante em que você procura se espelhar?
Gosto muito do Casemiro (Real Madrid). Ele é o volante que mais me inspira. Mas, sem dúvidas, tem outros grandes jogadores na posição que eu sempre procuro aprender observando o trabalho deles.
Como foram as sondagens do exterior? Existiu alguma possibilidade de saída ou a prioridade sempre foi ficar no Grêmio?
Meu empresário, Marcelo Pacheco, foi procurado e tratou dessas questões diretamente, me deixando com os pensamentos e o foco total no Grêmio. Com certeza, a minha vontade sempre foi e continua sendo chegar ao profissional do Grêmio.
Assim como Rodrigues, você veio do ABC. Quem foi o responsável por descobrir o seu futebol e indicar a contratação para o Grêmio?
Este é um ponto que tem uma história engraçada. O meu empresário estava negociando uma outra situação com o Grêmio, um outro atleta. Então o Grêmio enviou um observador, o Adriano Martins, para fazer um relatório desse outro jogador. Durante esse período ele acabou gostando de mim durante uma Supercopa Natal e fez meu relatório. No fim das contas eu acabei vindo primeiro para Porto Alegre (risos).