O Grêmio já recebeu o valor integral da venda de Everton Cebolinha para o Benfica. Quando a negociação foi efetuada, durante o mês de agosto, a exigência do clube gaúcho foi receber a sua parte à vista. A parte operacional para o pagamento demorou algumas semanas, mas o procedimento já foi realizado, e o dinheiro está na conta.
O valor total da negociação foi de 20 milhões de euros (R$ 126 milhões no câmbio da época). O Grêmio ficou com cerca de R$ 75 milhões.
O dinheiro é utilizado para amortizar o endividamento bancário contraído no primeiro semestre por conta da pandemia do coronavírus e para quitar os contratos de imagem e salários que foram parcelados e acertados a serem pagos nos anos de 2021 e 2022.
Além disso, a verba é importante para o fluxo financeiro do clube e eventuais gastos com novas contratações. Sem Everton, Pepê assumiu a titularidade e também já desperta a atenção do futebol europeu. Apesar do interesse do Porto, o objetivo da direção é a manutenção do atacante, pelo menos até o início de 2021.