Após o anúncio da venda de Arthur do Barcelona para a Juventus, o Grêmio receberá R$ 15 milhões pelo mecanismo de solidariedade da Fifa. A questão é que o repasse é feito ao clube formador de acordo com o cronograma de pagamento do clube comprador.
Ou seja, o Grêmio receberá a sua parte quando a Juventus pagar o Barcelona. Como o negócio foi fechado de maneira parcelada, o repasse do mecanismo de solidariedade também será feito parceladamente.
A Juventus pagará os 72 milhões de euros ao Barcelona durante os próximos quatro exercícios financeiros, ou seja, durante os próximos quatro anos. Desta maneira, o Grêmio receberia parcelas anuais em 2020, 2021, 2022 e 2023.
Para melhorar o seu fluxo de caixa, a direção gremista está ultimando detalhes para ter esta verba ainda em 2020. Isto poderá ser viabilizado através de um empréstimo bancário. O Grêmio recebe os R$ 15 milhões agora, e coloca como garantia as parcelas anuais da Juventus. É claro que para fazer esta operação será necessário pagar juros, mas a entrada de recursos neste momento é considerada fundamental.