A possibilidade de uma negociação entre Barcelona e Juventus envolvendo Arthur ganha força na Europa. Os principais jornais da Espanha e Itália tratam deste assunto. Na noite de segunda-feira (22) o periódico espanhol Mundo Deportivo informou o avanço das tratativas.
O detalhe é que a saída do volante deverá ser através de uma troca. Arthur indo para a Juventus e o meia Pjanic indo para o Barcelona. E a troca, se for confirmada, terá um reflexo importante para o Grêmio.
Isto porque se Arthur ficar no Barcelona, o Grêmio ainda pode faturar com cláusulas da sua venda que não foram ativadas. Uma delas é sobre a antecipação da renovação de contrato no Camp Nou, o que em caso de saída obviamente não acontecerá.
Outra cláusula é sobre a possibilidade de títulos. Se o Barcelona for campeão da Liga dos Campeões e Arthur estiver em campo em um número mínimo de partidas, o Grêmio recebe uma quantia estipulada em contrato. Neste caso específico, isto poderá acontecer, pois a negociação deverá ser concluída após a Liga.
Mas o fato é que se a troca for confirmada, o Grêmio, ao que parece, mais perde do que ganha. Primeiro, porque com a troca, e sem uma venda, o clube gaúcho não deverá receber o valor do mecanismo de solidariedade. E também perderá a possibilidade de ganho com as demais cláusulas.
Por isso, será importante acompanhar com toda a atenção os próximos capítulos da novela Arthur, Pjanic, Barcelona e Juventus.