O anúncio oficial da contratação de Thiago Neves pelo Grêmio é apenas uma questão de tempo. A chegada do meia sempre foi um desejo de Renato Portaluppi, mas com resistência interna na direção.
Em 2019, foram duas tentativas. Uma delas, no início do ano, envolvendo a troca por Luan, e a outra, na parada para a Copa América, com uma proposta de compra.
Naquele momento, não houve acerto. Desta vez, a situação foi diferente. Livre no mercado após a saída do Cruzeiro, Thiago Neves está acertando a parte financeira do contrato em condições melhores para o Grêmio. O acordo será de um ano, com cláusulas de produtividade.
Além da questão financeira, um outro fator é determinante. Luan foi vendido, Diego Tardelli acertou a rescisão de contrato, e o problema de Jean Pyerre preocupa. A tendência é que, após o trabalho de recuperação e pré-temporada particular, o meia consiga atingir um bom nível apenas entre março e abril.
Por isso, há a necessidade de um jogador experiente, com qualidade técnica e que possa jogar imediatamente. A convicção é de que Thiago Neves chega com a ideia fixa de recuperar a imagem, arranhada após o rebaixamento do Cruzeiro. Terá a sua grande oportunidade no Grêmio.