Uma proposta de nova competição está na mesa de Rogério Caboclo, presidente da CBF. A ideia é criar um torneio com a participação de clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Seria algo parecido com a Copa Verde, que reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste, e dá vaga direta para as oitavas de final da Copa do Brasil.
O objetivo é que o campeão deste torneio também tenha lugar confirmado na milionária Copa do Brasil. O projeto é o seguinte: entrariam na competição os clubes de melhor classificação em cada Estadual, sem contar aqueles que estão nas séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ou seja, Grêmio, Inter, Brasil-Pel e Juventude estariam fora da disputa.
Por exemplo, se Caxias, Pelotas, São José ou outra equipe for a melhor classificada no Gauchão, vai disputar um triangular contra um time de Santa Catarina e outro do Paraná (tirando também os que estão nas séries A e B do Brasileirão).
O mesmo triangular seria disputado por clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os dois campeões se enfrentariam na grande decisão. E o supercampeão teria vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, com garantia de cota de R$ 2,5 milhões.
A proposta foi apresentada por Francisco Novelletto, vice-presidente da CBF, e está sendo avaliada pela entidade.