A volta de Douglas, depois de duas cirurgias no joelho, está sendo preparada com todo o cuidado. Depois de chegar quase ao peso ideal e voltar a trabalhar com bola nos treinos do CT Luiz Carvalho, a hora de ser escalado está quase chegando.
Na viagem de volta de Maturín, tive a oportunidade de conversar com o técnico Renato sobre a sua ideia de aproveitamento do meia. O primeiro ponto é que dificilmente Douglas será usado em alguma partida do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo. Isso é considerado praticamente impossível.
Nas atividades com bola com os demais companheiros, a ordem é para os outros atletas evitarem divididas. O objetivo é que primeiro Douglas ganhe confiança. Nos próximos dias, ele deverá ser colocado em campo para coletivos e jogos-treinos. Será neste momento que o técnico quer ouvir do jogador se ele está se sentindo bem e confiante. Aí sim ele estará pronto.
Pela experiência que tem no futebol, Renato imagina que o momento ideal seja o período do Mundial, quando o Grêmio fará amistosos. Sem a pressão de um jogo oficial, o maestro poderá voltar com tranquilidade. E depois da Copa tem tudo para virar uma belíssima alternativa para o time nos jogos da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores.