Na entrevista de sexta-feira, o técnico do Inter apareceu bem-humorado na sala da coletiva. Antes da primeira pergunta, já fez uma brincadeira sobre a turbulência com o voo da volta de Cianorte. Odair é assim. Sério no trabalho, e descontraído quando a situação permite. Por isso, é uma figura querida por todos. E também por isso faz muitos amigos no futebol.
Na Olimpíada do Rio de 2016, quando foi assistente técnico de Rogério Micale, construiu uma relação de confiança com Neymar. Tanto é que o craque intermediou um rápido estágio para o técnico no PSG, em dezembro do ano passado. Nesta mesma competição, ficou próximo de Luan. O que lhe permitiu até fazer uma brincadeira nesta entrevista que citei. Quando foi perguntado sobre como parar Luan, Odair pensou e respondeu:
— Aqui eu não posso responder o que eu gostaria de fazer com o Luan. Mas depois que desligar o microfone eu te falo, nós vamos ali no canto eu te falo.
O início da resposta foi uma maneira de demonstrar como Odair considera difícil marcar o atacante do Grêmio. Depois da brincadeira, ele falou sério e começou a enumerar as qualidades do adversário:
— Passamos 40 dias juntos na Olimpíada. A ideia do Micale era outra, só que o Luan começou a treinar muito bem. Começamos a ver que a oportunidade iria aparecer, porque ele estava muito bem. É um cara muito frio, e está sendo ainda mais decisivo nas situações de gol. É difícil de marcar porque ele joga entre linhas, buscando e espaço vazio que o adversário dá. Quando o time tem centroavante, facilita porque ele busca o espaço dele, vai para as costas do volante, depois vai para as costas do lateral, ele cria o seu espaço. No segundo tempo, conseguimos melhorar a marcação. E estamos trabalhando para repetir isso no domingo.
Uma análise perfeita das características do atacante. Depois que terminou o último Gre-Nal no Beira-Rio, os dois se abraçaram no túnel que dá acesso aos vestiários. Neste domingo, na Arena, o abraço deve se repetir. Agora só resta saber se Odair vai conseguir fazer o time do Inter parar Luan.