Está definido. O catarinense Ramon Abatti Abel será o juiz do Gre-Nal 442. Esta será a primeira vez em que ele vai apitar o maior clássico do Rio Grande do Sul.
Trata-se de um árbitro que ingressou no quadro da Fifa no ano passado e que teve também, nos últimos tempos, uma evolução significativa na carreira. Quando começou a ter destaque no cenário nacional, Abatti era um árbitro muito explosivo dentro de campo, impulsivo nas decisões, e que, muitas vezes, falava demais com os jogadores. Porém, ele amadureceu bastante e mudou a maneira de atuar.
É um árbitro que não dá cartão por qualquer coisa, valoriza as advertências e passou a ter uma postura muito mais tranquila e firme nas decisões tomadas. É muito respeitado pelos jogadores. Arrisco dizer que ele está no melhor momento da carreira.
O Gre-Nal deste sábado (8) será no estádio Couto Pereira, longe de Porto Alegre. Mas certamente haverá um ambiente de muita pressão para a arbitragem e Ramon Abatti Abel precisa estar atento a isso.
Embora o juiz não mostre cartão por qualquer coisa, vale destacar que há uma orientação da CBF para que reclamações excessivas não sejam toleradas. Então, se observarmos muitos amarelos por reclamação, não será uma surpresa.
*Colaboração: Leonardo Bender