O alerta máximo está ligado para a arbitragem no confronto entre Flamengo e Grêmio, neste domingo (19), às 20h30min, no Maracanã. Se o clima do jogo válido pelo Brasileirão for parecido com o verificado no duelo da Copa do Brasil, o baiano Marielson Alves Silva terá muito trabalho para controlar o aspecto disciplinar.
O que mais chamou atenção no jogo da última quarta foi que a tensão se voltou muito para o árbitro Rodolpho Toski Marques. Mesmo que o juiz paranaense tenha demorado a colocar um limite com as reclamações exageradas, especialmente no primeiro tempo, os jogadores colaboraram muito pouco. Qualquer decisão da arbitragem era motivo para confusão e o bolo de jogadores se formava.
Resta saber se o ambiente de pressão permanece para o jogo do Brasileirão. Cabe dizer que será o terceiro confronto entre Grêmio e Flamengo em muito pouco tempo. E o mais tenso dos jogos foi o segundo.
Na dúvida, creio que Marielson Alves Silva deva ir ao Maracanã com a atenção ligada no 220. Não pode pensar em bobear. Tentar administrar broncas com muita conversa poderá ser fatal. Ele precisará ser firme, enérgico e contundente nas decisões. Mostrar cartões para coibir indisciplina e mostrar que ele é a autoridade em campo.
Minha maior preocupação na partida não está nas decisões técnicas da arbitragem, mas como Marielson controlará os ânimos exaltados de um confronto que não começa no apito inicial, mas carrega uma bagagem forte de outros enfrentamentos.