Todos os elogios feitos aos árbitros escolhidos pela Conmebol para os confrontos entre Grêmio e Independiente del Valle foram merecidos. A entidade mostrou que não estava para brincadeira quando colocou Néstor Pitana e Patricio Loustau nas partidas.
Foram dois dos melhores árbitros da América do Sul designados para jogos de altíssima importância. Entretanto, fazer a coisa certa na escala não é garantia de erro zero quando o assunto é arbitragem.
É nesse contexto em que cito o gol mal anulado de Ferreira no jogo de ida como o único erro na eliminação do Grêmio da Libertadores. Até porque foi um equívoco claro na partida disputada no Paraguai.
O jogo desta quarta-feira (14) na Arena do Grêmio não registrou nada sequer parecido com o que houve na primeira partida. Patricio Loustau repetiu o bom trabalho de controle e comando dentro de campo que Pitana teve nos primeiros 90 minutos. A diferença é que não houve um erro capital claro para ser apontado.
O gol anulado no primeiro tempo da partida de volta gerou muitas dúvidas, pois foi um lance muito complexo. Há dois momentos críticos na jogada. O primeiro é o passe de Matheus Henrique para Ferreira. A posição era muito ajustada, mas o atacante estava em condição legal.
Só que a finalização do atacante gera um segundo momento fundamental, pois a bola desvia no goleiro e passa a impressão de bater no joelho de Diego Souza antes de entrar. Com isso, o impedimento do centroavante passa a ser a justificativa acertada para a anulação da arbitragem.
Por fim, ressalto que a arbitragem tomou a decisão correta na expulsão de Maicon. O experiente volante gremista levou um amarelo por insistentes reclamações no primeiro tempo. Depois, na etapa complementar, acabou levando um segundo cartão bobo. Uma entrada desnecessária em uma disputa de bola a poucos metros do juiz. Pegou bola, perna e passou do limite que um jogador que já tinha amarelo poderia cogitar.
Por isso, creio que a arbitragem de Patricio Loustau foi praticamente irreparável em um jogo muito difícil. E o único erro, volto a dizer, foi o gol anulado de Ferreira no jogo de ida.