Uma competição com a pegada sul-americana, mas com clima de Copa do Mundo. Essa será a exigência para a arbitragem a partir da retomada da Libertadores. Com a pandemia, a Conmebol precisou montar um planejamento complexo com viagem antecipada, isolamento e concentração de quase dois meses. Tudo isso para respeitar um protocolo sanitário rígido. Ao todo, são 78 profissionais entre árbitros e assistentes envolvidos na maratona de 64 jogos que restam pela fase de grupos da Liberadores. Eles foram divididos em grupos e se deslocaram para os diferentes países do continente já no final do mês de agosto.
Para o Brasil, a Conmebol enviou cinco árbitros: Fernando Rapallini, Patricio Loustau e Facundo Tello, da Argentina; e Leodán Gonzalez e Esteban Ostojich, do Uruguai. Eles serão escalados em sistema de revezamento nos 14 jogos que serão disputados aqui no país entre os dias 15 de setembro e 22 de outubro. Quatro dessas partidas envolvem Grêmio e Inter, sendo que uma delas é o Gre-Nal.
A lista de escalados pré-definida já nos permite fazer um recorte sobre o que a Conmebol está pensando para o clássico. Como Fernando Rapallini apitou o confronto que terminou zero a zero na Arena do Grêmio, ele está fora do jogo do Beira-Rio no dia 23 de setembro. Também descartaria Facundo Tello e Leondán Gonzalez pela falta de experiência. Dos que sobram, o favorito absoluto para o Gre-Nal 427 é o argentino Patricio Loustau. O uruguaio Esteban Ostojich corre por fora.
Só que antes de mais um clássico pela Libertadores, Inter e Grêmio tem outro compromisso. O time de Eduardo Coudet recebe o América de Cali em jogo que terá comando de Facundo Tello, mesmo árbitro do empate em 0 a 0 da equipe colorada contra a Universidad de Chile na fase preliminar, que terminou com incêndio nas arquibancadas e cadeiras arremessadas pelos torcedores chilenos. Já o Tricolor viaja para enfrentar a Universidad Católica. O árbitro será Dario Herrera, que integra a lista dos que estão concentrados no Chile.
Há 11 árbitros e assistentes brasileiros envolvidos nesta maratona. Os gaúchos Anderson Daronco e Rafael da Silva Alves atuarão nos jogos realizados na Argentina.