A partir do segundo turno do Brasileirão, a CBF promete uma mudança que causará uma melhora absurda no entendimento do VAR. As imagens observadas pelo árbitro de vídeo serão colocadas simultaneamente na transmissão da televisão e também reproduzidas nos telões dos estádios. Com isso, no momento em que uma checagem estiver em andamento, os torcedores passam a entender imediatamente o que está ocorrendo e quais foram as imagens que serviram de base para a interferência ou não no jogo.
Considero que esse seja um dos processos mais urgentes com relação ao uso do VAR. As pessoas precisam entender o que está acontecendo na partida. Repetir as imagens que o VAR e o árbitro estão vendo, nas transmissões da TV e nos telões, passará transparência enorme.
Será um primeiro passo para abrir a "caixa preta" do VAR. Tenho certeza de que, assim, as decisões do campo ou do vídeo serão aceitas com mais naturalidade por todos.
Estamos falando da alteração mais radical na história das regras do futebol. A reação mais normal de quem não entende o que está ocorrendo é criticar, até por desconhecimento.
Por isso, não tenho dúvidas de que essa modificação é o primeiro passo para que todos entendam cada vez mais o VAR como um processo positivo no futebol. Espero que a CBF consiga resolver as questões logísticas que ainda faltam para colocar a mudança em prática.