A Conmebol escolheu um árbitro uruguaio para comandar o confronto entre Inter x River Plate, nesta quarta-feira (3). Quem apita é Esteban Ostojich, que está longe de ser um dos mais experientes do continente e provavelmente ainda não é um nome conhecido dos torcedores colorados.
O juiz de 36 tem pouca participação em Libertadores e soma apenas quatro jogos trabalhados na principal competição da América do Sul. Este é o fato desfavorável em relação ao retrospecto visando uma partida do tamanho de Inter x River. Por outro lado, teve aproveitamento considerável na Copa Sul-Americana do ano passado, sendo escaldo em cinco confrontos – o mais importante na vitória por 2 a 0 do Junior de Barranquilla contra o Independiente Santa Fé, na semifinal.
Outro aspecto que chama atenção em relação a Esteban Ostojich diz respeito ao número elevado de cartões que costuma mostrar. Em 2019, já apresentou 72 amarelos e nove vermelhos em nove partidas, o que significa uma média de oito amarelos e uma expulsão a cada 90 minutos. Vale ficar esperto ao estilo do juiz.
Ostojich retorna a Porto Alegre nesta quarta-feira após dois anos. Em 2017, ele fez a estreia na Libertadores em uma partida do Grêmio contra o Deportes Iquique. Na oportunidade, teve atuação tranquila no jogo em que o tricolor venceu por 3 a 2, com dois gols de Luan e um de Bolaños, de pênalti. O confronto ficou marcado pelo "nana, nenê", expressão utilizada por Renato para definir a queda de rendimento do Tricolor, que cedeu espaço no marcador depois de estar vencendo por 3 a 0.
A equipe de arbitragem para Inter x River Plate:
- Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
- Assistente 1: Nicolás Taran (URU)
- Assistente 2: Richard Trinidad (URU)
- 4º árbitro: Christian Ferreyra (URU)